Select Page

Será lançado hoje o livro “A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil: uma luta por um desenvolvimento rural sustentável”. A obra é uma produção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), organizada com a colaboração de  vários especialistas, dentre eles, a Analista Técnica de Políticas Sociais do Ministério de Saúde (MS), Iracema Ferreira de Moura, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) da UFRRJ.

“O livro retrata um pouco da história, dos percalços e das conquistas que marcaram o processo de construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil (Pnapo) – uma política que nasceu das demandas e iniciativas da sociedade civil organizada e foi sendo construída aos poucos, de forma participativa. Aproveitando os espaços de discussão e a permeabilidade proporcionados pela democratização do Estado brasileiro, os movimentos sociais ligados à agroecologia e à produção orgânica começaram a introduzir as suas pautas na agenda das políticas públicas e a estabelecer, assim, uma parceria com o governo na formulação e gestão de uma política voltada à promoção do desenvolvimento rural sustentável. Os aprendizados obtidos por meio desse processo são importantes, pois geram uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento que queremos para o país e podem contribuir para a concretização e o aperfeiçoamento da democracia brasileira” (IPEA).

No capítulo 1, encontramos o trabalho, o qual fez parte da tese de doutorado da autora, Iracema F. de Moura, baseado em pesquisa documental e revisão de literatura, onde esta faz um levantamento dos fatos e do contexto histórico que levaram o tema à pauta das políticas e programas governamentais. Iracema Moura também colaborou nos capítulos 4 e 5 que analisam e avaliam a PNAPO e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO).  Esses capítulos e os demais encontram-se disponíveis no sitio do IPEA no endereço eletrônico: https://goo.gl/q25hqJ.

O lançamento acontecerá hoje, 12/09, a partir das 18:00hs, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, durante o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Mais informações: http://agroecologia2017.com/

“Se você é ATPS e também publicou algum trabalho na área de Políticas Sociais e queria divulgá-lo, entre em contato conosco através do e-mail associacao.andeps@gmail.com.